terça-feira, 30 de setembro de 2014

Exu no Orkut

Imagem de página de comunidade
"Eu atraio os Exu-Cavera", na rede social Orkut.

O dia 30 de setembro de 2014 fica marcado pelo encerramento das atividades da rede social Orkut, depois de 10 anos desde sua criação em 2004. Desde o início de suas atividades a rede social contou com imensa aceitação no Brasil, chegando a abrigar apenas no país aproximadamente 50% do total de usuários no mundo. Além dos perfis pessoais, a rede permitia a criação de comunidades com o intuito de agregar pessoas em torno de interesses comuns. De hábitos e locais preferidos a religiões e orientações políticas, inúmeras comunidades foram criadas e se tornaram um dos grandes atrativos da rede. Em uma época anterior aos memes, muitas comunidades tinham claras intenções humorísticas e se resumiam única e exclusivamente a seu título e variações das piadas que ele pudesse originar. As religiões de matriz africana não foram deixadas de lado e muitas comunidades foram criadas para reunir os seus fiéis.
Uma vez que o sistema de buscas do Orkut limitava a somente 1000 resultados, não se pode saber com certeza o número exato de comunidades dedicadas Exu, mas entre os resultados era possível  encontrar comunidades como "Adoramos o Exu Mirim", "Exu, o mensageiro dos Orixás", "Trabalho com Exu Caveira", "Exu, o amigo especial", "Sou filho (a) de Exu", além daquelas dedicadas aos diversos exus do panteão umbandista. Além dessas, havia ainda aquelas humorísticas ou absurdas, chistes de uma linha só, que podiam atrair menos de uma dezena de usuários àquelas que agregavam milhares. 
Abaixo está uma compilação de imagens tiradas da rede social que mostram algumas das comunidades mais curiosas. Clique sobre as imagens para vê-las em tamanho ampliado.

"Baita EXU"

"Sai exu, vem din din..."

"Emma Watson faz o exú"

"Exú Cambalhota"

"EXÚ NÃO É CARNAVAL"

"Um Exu/PombaGira jah me deduro"

"EXÚ NÃO É O DIABO"

"Exú Dinossauro"

"EXU É CHIC"

"EXU GASPARZINHO"

"Exú Isaac Newton"

"Exu Rei das 7 Lazanhas"

"EXU MSN"

"exú orkuteiro dos sete ejós"

"Exu que passou em minha vida"

"Exu-Pedrêro"

"Super-Homem: Exu americano"

"Exú Tá Bowa"

"Exu Tranca Tese!!!"

"NÃO VIM AQUI DOUTRINAR EXÚ!"

"Pára-raio de EXU"

"Pika Exu"

"Sai do meu orkut, Exú!!!!!"

"sai pra lá Exú sem luz !!!"

"SÓ LIBERO O EXU SE..."

"Wanessa Recebe Exu Caveirinha"


Nenhum comentário:

Postar um comentário