quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Exu nas páginas policiais

Os terreiros de candomblé foram duramente perseguidos e proibidos até a década de 30 do século XX. Alvos constantes de investidas policiais, essas associações sobreviveram e se consolidaram graças, em grande parte, às alianças que souberam firmar e manter. Renato da Silveira arrola dois tipos principais de alianças, além daquela fundamental e interétnica que possibilitou a (re) organização do culto: a aliança com os santos católicos e a aliança com personalidades influentes da sociedade que apoiavam e protegiam os terreiros. 
A aliança com a religião católica foi estratégica para a constituição e sobrevivência dos candomblés, pois, além de favorecer a reunião de negros em irmandades, aproximou o culto africano do culto oficial, o que era visto por alguns como um degrau para a conversão. Igualmente importantes ainda foram os laços firmados com personalidades influentes, simpatizantes dos terreiros. Por essa via, os candomblés tanto se protegeram de perseguições como abriram caminho para uma crescente adoção e aceitação pelo corpo social.

Trechos do artigo Escravidão no Brasil: os terreiros de candomblé e a resistência cultural dos povos negros, de Márcia Sant'Anna. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=419>.

A proibição legal dos terreiros e a perseguição policial fizeram com que eventos relacionados aos cultos africanos tivessem destaque nas páginas policiais de periódicos de todo o país. Além de noticiar operações de flagrante e desmonte de terreiros, interessavam delitos e crimes que tivessem conexão com os cultos, mais ainda se motivados por forças sobrenaturais.
Entretanto, o viés sensacionalista que dominava as matérias daquele período nunca se extinguiu e pode ser encontrado até hoje mesmo em jornais de dita reputação e supostamente imparciais. 
Salvo quando indicado, as matérias reproduzidas abaixo foram retiradas da Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional. Clique sobre as imagens para visualizá-las em tamanho ampliado.

A Noite - 11/10/1936

Última Hora - 31/07/1951

Última Hora - 19/08/1960

Última Hora - 29/07/1961

Última Hora - 30/04/1965

Diário de Notícias - 8/3/1970

Diário de Notícias - 3/12/1974

O Globo - 31/07/2009
http://oglobo.globo.com/brasil/homem-tenta-registrar-bo-contra-exu-e-preso-em-florianopolis-3119456

Folha de S.Paulo - 10/09/2014
Matéria rememorando arquivo do jornal Notícias Populares.
http://f5.folha.uol.com.br/saiunonp/2014/09/1513336-exu-provoca-mortes-e-compra-briga-com-a-imprensa.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário