terça-feira, 10 de junho de 2014

Exu e o futebol

Imagem de Exu Mirim caracterizado com uniforme da seleção
brasileira de futebol. Local e autoria da imagem desconhecidos.

"Se macumba valesse, o campeonato baiano terminava empatado"
Frase atribuída ao técnico de fultebol Gentil Cardoso (1906 - 1970).

P.: Por que o futebol brasileiro pode ser considerado uma instituição zero?
R.: A idéia do zero é uma questão do estruturalismo. O zero é a ausência de significado, mas não é a ausência de significado propriamente, é uma exigência de significado. O zero na verdade é um veículo, essa idéia de que o futebol seria um veículo que transmitiria significados positivos e negativos. O futebol é um exu, ou seja, um vazio, mas é um vazio que exige significação e é por isso que chamei de instituição zero.
GUEDES, Simone Lahud. Futebol e sentimento de nacionalidade. Entrevista à revista IHU On-Line. IHU On-Line. São Leopoldo, n. 184, p. 17-18, 12 jun. 2006.

Perdoem-me mãezinhas e irmãozinhos, se insisto neste tema, mas não acho que o Exu seja Vitória. Nem Bahia. Nem Colo Colo. Mas a cor do campeão baiano de 2009 se oferece para a curtição, a seiva que alimenta o orixá. Aí, ele aproveita para debochar dos velhos, dos meninos, dos homens e das mulheres…
BORGES, Adilson. A sinfonia rubro-negra de Exu. Coisas do coração. Blog pessoal. 5 mai. 2009. Disponível em: <http://adilsondechico.wordpress.com/2009/05/05/a-sinfonia-rubro-negra-de-exu/>.

"Exu Tranca Copa", de Carlos Latuff.
<http://latuffcartoons.wordpress.com/tag/exu-tranca-copa/>

A respeito dos rituais realizados em prol de times de futebol, [o pai de santo] Manoel Papai explica que não defende esse tipo de prática. Em seu terreiro, o Sítio de Pai Adão, a única casa ortodoxa de culto nagô em Pernambuco, é proibido fazer esse tipo de ritual, pois segundo ele isso é algo que mexe com a vaidade das pessoas. "Não aceitamos esse tipo de trabalho, estamos aqui pra adorar orixás e cuidar da saúde e da felicidade do povo e não pra se envolver com a vaidade", diz.
Em contrapartida, Pai Carlos afirma que não há vaidade quando um time procura um terreiro para fazer uma oferenda. "O que existe é uma pessoa que me procura pedindo ajuda e interessada em fazer uma oferenda. Eu como sacerdote não posso me negar a atender. Assim como eu faria se o Náutico ou o Santa Cruz me procurassem também. O Sport me procurou quando veio entregar o boi que pagava sua dívida com Exu e eu ajudei. E digo mais, se ele me procurar novamente para fazer uma oferenda, eu garanto que ele vai ser o novo campeão brasileiro", promete. 
PAI DE SANTO diz que Exu não traz azar e desaprova rituais que ligam o candomblé ao futebol. NE10. Recife, 24 ago. 2011. Disponível em: <http://ne10.uol.com.br/canal/esportes/futebol/noticia/2011/08/24/pai-de-santo-diz-que-exu-nao-traz-azar-e-desaprova-rituais-que-ligam-o-candomble-ao-futebol-292760.php>.

Escudos do Clube de Regatas Flamengo (RJ) e Esporte Clube Vitória (BA),
times de futebol que usam as mesmas cores de exu: vermelho e negro.

Este time [Flamengo] não é de Deus, como irei demonstrar:
Suas cores são o vermelho e preto - cores que são alusão ao próprio satanás. Vermelho e preto são também as cores do Quimbanda, uma vertente da Umbanda. Essa seita satanista invoca exus e pombagiras, espíritos malignos que atormentam o cristão.
Seu mascote é uma galinha preta - que é um símbolo umbandista. A galinha preta é usada em oferta para chamar Ogum e Exus . Você já deve ter visto estas oferendas nas esquivas. Cuidado, não chegue nem perto, pois elas podem transmitir encostos.
Associação com o mal - recentemente vemos na mídia notícias vergonhosas envolvendo este clube de futebol maligno. O goleiro Bruno está preso pois torturou e matou a ex-namorada (estava possuído por satanás), o atacante Adriano apareceu em fotos junto a grandes chefões do tráfico carioca e sempre é visto consumindo álcool e drogas, e parece que o atacante Waguener Love está sendo acusado de traficar drogas.
FLAMENGO, o time de Satanás. Igreja do Primeiro Impacto. Site humorístico. 8 ago. 2010. Disponível em: <http://igrejadoprimeiroimpacto.blogspot.com.es/2010/08/flamengo-o-time-de-satanas.html>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário