quarta-feira, 19 de março de 2014

Exus de Madrid

Detalhe de intervenção do projeto "Exus de Madrid",
de Leopoldo Tauffenbach. 2014.

No Brasil, a tradição da umbanda toma os exus a partir de uma perspectiva que muito se baseia no espiritismo de Allan Kardec. Assim, exus são espíritos de pessoas que passaram por uma vida terrena e agora habitam outro plano de existência onde, sob uma nova forma e atendendo sob um novo nome, integram um panteão de entidades sobrenaturais com funções específicas, áreas de atuação mais ou menos definidas e capacidade de interferência no universo dos vivos.

Diferente dos orixás cujas histórias e origens remetem a tempos imemoriais anteriores à criação dos homens, os exus da umbanda viveram em épocas e locais bem definidos e identificáveis. Ao contrários das divindades que "sempre existiram", os exus de umbanda surgem em um determinado momento que supõe um tempo passado sem a existência deles. Um exemplo é o exu Zé Pelintra, que incorpora os atributos do malandro urbano que só veio a surgir no início do século XX, o que se evidencia por sua iconografia: o traje social branco e o chapéu panamá. E nem todos os exus cultuados no Brasil são necessariamente brasileiros. A história do exu Tatá Caveira conta que em sua última encarnação vivera no Egito, sob o nome Próculo. Outras entidades, como exu 7 Estradas, exu Corcunda, exu 7 da Lira, pombagira Maria Padilha e muitos exus da linha dos ciganos têm em comum o fato de terem vivido na Espanha medieval.

Detalhe de intervenção do projeto "Exus de Madrid",
de Leopoldo Tauffenbach. 2014.

"Exus de Madrid" é o título do projeto criado por Leopoldo Tauffenbach que trata, de modo poético, da criação um panteão de exus que habitariam a cidade de Madrid, na Espanha. Estas entidades são imaginadas a partir do olhar estrangeiro sobre a cidade e questionamentos a respeito da dinâmica da urbe - o local de atuação dos exus - e suas dinâmicas sobre os habitantes. Que exus poderiam atuar em Madrid? Como eles seriam e quais as suas histórias? Em que locais da cidade eles se encontrariam?

Inicialmente, o projeto prevê a elaboração de instalações/intervenções poéticas em espaços públicos de Madrid, semelhantes a oferendas adequadas às possíveis entidades que ali viveriam. O trabalho terá cinco meses de duração e parte de um projeto desenvolvido dentro da Universidad Complutense de Madrid ao final do ano de 2013. Cada nova etapa deste trabalho será documentada e publicada no blog Reconstruindo Exu.

Detalhe de intervenção do projeto "Exus de Madrid",
de Leopoldo Tauffenbach. 2014.

Um comentário: