domingo, 9 de junho de 2013

Indícios de Exu


"Atá de Exú II" - Fotografia de Marcos Palhano
da série "Oferendas: Indícios do Sagrado", 2012.

As oferendas são dádivas, presentes, ofertas que são feitas com o objetivo de agradar aos orixás. Ao mesmo tempo são indícios, fragmentos de um encontro sagrado entre o homem e aquilo que o transcende. Na umbanda e candomblé, as oferendas tem um papel primordial, pois através delas alcança-se o favor dos orixás. A visão religiosa africana concebe a dinâmica do dar e receber como meio de troca de axé. Através dessa troca (a oferenda), a harmonia é estabelecida, o equilíbrio entre céu e a terra - chamados de orum e aiye - é alcançado. As oferendas sacralizam o espaço ao seu redor e estendem uma ponte até a transcendência, possibilitando a conexão do homem com o divino. Para as religiões de origem africana, fé e natureza estão imbricadas. Isso nos põe frente à dificuldade do homem urbano, desprovido de ambientes adequados, em atuar sua crença. As praças, parques locais e pequenas áreas verdes, tornam-se então cenários sacralizados. Este ensaio fotográfico descortina também a face estética das oferendas. A presença de alguidares, flores, velas e outros itens, em meio aos elementos urbanos compõe um quadro de fruição estética, uma instalação-acontecimento na paisagem da metrópole.

Trechos retirados do texto Oferendas: indícios do sagrado, de Marcos Palhano, publicado no Caderno de Resumos do I Encontro Internacional de Estudos da Imagem (Londrina: UEL, 2012).

A série do fotógrafo Marcos Palhano chama a atenção por tratar das dinâmicas que envolvem os ritos de oferta no ambiente urbano, incluindo aí as ações posteriores à entrega. São oferendas que agora evidenciam as consequências do tempo, intervenções animais e humanas. Atos sagrados posteriormente maculados por eventos profanos. Outros trabalhos do artista podem ser vistos em sua página na internet: http://olhodobturador.carbonmade.com/

"Ebó III" - Fotografia de Marcos Palhano
da série "Oferendas: Indícios do Sagrado", 2012.

"Ajeun Exu Babá" - Fotografia de Marcos Palhano
da série "Oferendas: Indícios do Sagrado", 2012.
 
"Atá de Exu" - Fotografia de Marcos Palhano
da série "Oferendas: Indícios do Sagrado", 2012.
"Ajeunman a Pombo-Gira" - Fotografia de Marcos Palhanoda série "Oferendas: Indícios do Sagrado", 2012.
"Cigana Padilha" - Fotografia de Marcos Palhanoda série "Oferendas: Indícios do Sagrado", 2012.

"Ebó II" - Fotografia de Marcos Palhano
da série "Oferendas: Indícios do Sagrado", 2012.

Um comentário:

  1. Agradeço de coração pelo comentário a respeito do meu trabalho e fico feliz também em poder contribuir com a sua pesquisa. Axé!

    ResponderExcluir