quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dicionário de Exu

Cartão postal com imagem de Exu produzido
pela empresa Pau Brasilis (www.paubrasilis.com/)

Seleção de termos fundamentais relacionados a exu, retirados dos dicionários Aulete (http://aulete.uol.com.br/), Michaelis (http://michaelis.uol.com.br/) e Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa (Nova Fronteira, 1995).
Vale notar que a primeira edição consultada do Aurélio era de 1977. Diante da posição tendenciosa e até preconceituosa na definição dos verbetes, resolveu-se procurar uma versão mais atualizada. Ainda que não seja a mais atual (data de quase 20 anos atrás), surpreendentemente foi possível notar que as algumas definições permaneciam idênticas às da edição dos anos 1970, quase duas décadas depois.

exu
(e.xu) Bras.
sm.
1. Rel. Entidade de cultos afro-brasileiros, como o candomblé e a umbanda, que é uma espécie de mensageiro que leva os pedidos e oferendas dos homens aos orixás. [Com inicial maiúscula.]
2. Pop. O diabo.
[F.: Do ior. exu.]
(Aulete)

e.xu
(ch) sm (ioruba èsu) 1 Folc. Divindade da mitologia africana. 2 Folc. Na macumba, espírito maligno; diabo. 3 Entom. O mesmo que eixu. Ter exu no corpo: ser endemoninhado, ser mau.
(Michaelis)

(x = ch) sm. 1. Bras.Orixá que representa as potências contrárias ao homem, e assimilado pelos afro-baianos ao Demônio dos católicos, porém cultuado por eles, porque o temem. 2. Bras, N. E. V. diabo (2) Virar exu. Bras. 1. Receber o santo, ou cair em transe, na macumba. 2. Ser tomado de cólera; enfurecer-se.
(Aurélio)

calunga
ca.lun.ga
sf (quimbundo kalunga) Bot 1 Arbusto simarubáceo, também chamado paraíba-mirim, simaruba-mirim (Simaba glandulifera). 2 Arbusto simarubáceo, também chamado calumba (Simaba salubris). 3 Árvore simarubácea (Simaba ferruginea). 4 Arbusto simarubáceo (Simaba suffruticosa). 5 Entom Espécie de libélula. sm 1 Divindade secundária do culto banto. 2 Imagem dessa divindade. 3 Folc Figura de cera, pano, madeira, palha, barro ou metal com forma humana. 4 Folc Boneca usada no maracatu. 5 Irmão, companheiro fiel. 6 Zool Reg Na Bahia, o mesmo que camundongo; em Portugal, o mesmo que musaranho. 7 Qualquer coisa pequena. 8 Ajudante de carroceiro. 9 Ratoneiro. 10 Ictiol Peixe, também chamado pargo. 11 Reg Molho de mudas de arroz. 12 Cemitério, na linguagem de alguns cultos afro-brasileiros. C. de botica: indivíduo que se enfeita exageradamente. C. grande: o mar, na linguagem de alguns cultos afro-brasileiros.
(Michaelis)

ebó
e.bó
sm (ioruba ebo) 1 Cul Prato feito à base de farinha de milho branco e sem sal, com diversas formas de preparo. A mais comum é cozê-la, adicionando-se azeite de dendê. Outro processo é o de misturar a farinha com o milho e feijão-fradinho torrado. 2 Folc O mesmo que despacho, acepção 5.
(Michaelis)

S.m. Bras. 1. Oferenda de macumba. 2. Iguaria de milho e azeite-de-dendê, à qual, às vezes, se acrescenta feijão-fradinho torrado.
(Aurélio) 

elegbá
s. m. || (Bras., Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro) , diabo, exu. F. iorubano Eleguá (diabo)
(Aulete)

encruzilhada
en.cru.zi.lha.da
sf (de encruzilhar) Lugar onde dois ou mais caminhos se cruzam. Var: encruzada.
(Michaelis)

falo1
fa.lo1
sm (gr phallós) 1 Anat Pênis. 2 Representação do membro viril que, entre os antigos, se adorava como símbolo da fecundidade da natureza. 3 Bot Gênero (Phallus) de cogumelos, tipo da família das Faláceas, cujo píleo pende livremente ao redor do caule.
falo2
elem comp (gr phallós) Exprime a ideia de falo, pênis: faladinia.

laroiê
la.roi.ê
sm (do ioruba) Reg (Bahia) Saudação especial a Exu.
(Michaelis)

padê
(pa.dê)
sm.
1. Bras. Rel. No candomblé e na umbanda, oferenda feita a Exu; DESPACHO
[F.: Do ior. pade.]
(Aulete)

pa.dê
sm (ioruba padé) 1 Cerimônia em honra a Exu, e que antecede as festas do candomblé. 2 Reg (Bahia) Folc Homenagem a Exu, antes de qualquer cerimônia do candomblé, para que ele não estrague a festa. P. de exu: desjejum que se oferece ao Exu, antes do início das cerimônias nos candomblés; é constituído de pipoca com azeite de dendê, seu alimento preferido.
(Michaelis)

despacho
(des.pa.cho)
sm.
1. Ação ou resultado de despachar, de apor (a autoridade pública) sua decisão ao final dos requerimentos que lhe são encaminhados.
2. Expedição, remessa (despacho de malote, despacho de correspondência).
3. Bras. Rel. Em cultos afro-brasileiros, oferenda a Exu (depositada em cachoeira, encruzilhada), ger. para que obtenha dos orixás um malefício para alguém; EBÓ
[F.: Dev. de despachar. Hom./Par.: despacho (sm.), despacho (fl. de despachar).]
(Aulete)

S.m. 1. Ato ou efeito de despachar. 2. Nota lançada por autoridade em petição ou requerimento, deferindo-o ou indeferindo-o. 3. Nomeação para cargo público. 4. Provimento em emprego público. 5. Diplom. Carta ou ofício enviado por um ministro a outro, acerca de assuntos de interesse público. 6. Rapidez na execução de um negócio. 7. Bras. Desenvoltura, desembaraço. 8. Bras. Pagamento antecipado do favor que se espera de Exu, que levará o recado ao orixá a quem está afeto aquilo que se deseja obter. 9. Bras. P. ext. V. bruxaria (1 e 2).
(Aurélio)

macumba
(ma.cum. ba) Bras. Rel. Umb.
sf.
1. Denominação dada aos cultos afro-brasileiros e aos seus rituais, originários do nagô, e que receberam influências de religiões africanas, ameríndias, católicas, espíritas e ocultistas.
2. Oferenda colocada nas encruzilhadas; DESPACHO
[F.: Do quimb. ma'kôba]
(Aulete)

S.f. Bras. 1. Sincretismo religioso afrobrasileiro, derivado do candomblé, com elementos de várias religiões africanas, de religiões indígenas brasileiras e do cristianismo. 2. O ritual sincrético que lhe corresponde. 3. Por derivação, magia negra. 4. V. bruxaria (1 e 2). 5. instrumento de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, e que produz um som de rapa.
(Aurélio)

marafo
s. m. || (Bras., Rio de Janeiro) (gír.) cachaça, aguardente.
(Aulete)

quimbanda1
(quim.ban.da) Bras. Rel.
sf.
1. Ramo da umbanda que supostamente pratica a magia negra e cujo culto tem como ponto principal a invocação de exus, com o objetivo de prejudicar pessoas.
2. Terreiro de quimbanda.
[F.: Do quicongo kibanda. Cf.: macumba.]
quimbanda2
(quim.ban.da) Rel.
s2g.
1. Bras. Sacerdote de cultos da linha angola e congo.
2. Ang. Adivinho, curandeiro.
[F.: Do quimb. kibanda.]
(Aulete)

ziquizira
(zi.qui.zi.ra) Bras.
sf.
1. Afecção, doença desconhecida; ZIGUIZIRA
2. Má sorte; AZAR; URUCUBACA; ZIGUIZIRA
[F.: De or. obsc.]
(Aulete)

Nenhum comentário:

Postar um comentário