domingo, 2 de junho de 2013

Exu na Casa de Velas Santa Rita

Na região central da cidade de São Paulo existe uma loja que é um ponto de referência para religiosos: a Casa de Velas Santa Rita, também conhecida como Casa das Velas. Diferente das lojas comuns de artigos religiosos, que geralmente são direcionadas a atender uma ou outra religião, a Casa de Velas Santa Rita apresenta um vasto estoque de artigos católicos e afro-brasileiros em um mesmo local.

Sua localização é emblemática. Situa-se na Praça da Liberdade, ponto central do bairro que abriga a maior colônia japonesa do mundo. Até o final do século XIX a praça era conhecida como Largo da Forca, por abrigar uma forca para punir criminosos e negros. Ao lado da Casa de Velas Santa Rita está a Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, onde se criou o hábito de acender velas em homenagem às almas enforcadas naquele local. Com a abolição dos escravos e da pena de morte no Brasil, o largo teve seu nome alterado para Praça da Liberdade.

A Casa de Velas Santa Rita foi inaugurada em 1935 como uma leiteria e casa de velas. Naquela época as velas eram feitas de sebo animal, e aproveitava-se a matéria-prima vinda dos bovinos para atender às necessidades dos devotos da igreja. Muitos desses devotos eram negros, descendentes de escravos, e iniciados na Umbanda, ainda perseguida e que se manifestava às escondidas. Aproveitando essa lacuna, pouco a pouco a Casa passou a comercializar artigos religiosos. Artigos para os católicos que frequentavam as igrejas próximas e os iniciados nos cultos afro-brasileiros que também frequentavam as igrejas, mas precisavam de material para seus terreiros.

Dentro da Casa Santa Rita há uma sessão dedicada aos exus e pombagiras. Abaixo segue um pequeno ensaio fotográfico dos artigos de esquerda da Casa. Clique nas imagens para visualizá-las em tamanho maior.

Área da loja onde se encontram imagens de exus e pombagiras.

Estante com imagens de exus e pombagiras à venda.

Estante com imagens de exus e pombagiras à venda.

Imagem de Exu Destranca Rua ao lado de Exu Morte.

Imagem de Exu Marabô, com imagens de Exu Lorde da Morte ao fundo.

Imagem de Exu Pimenta.

Detalhe da imagem de Exu João Caveira.

Imagem de Exu Mau Olhado.

Marafo (bebida para oferenda a exus) vendido na loja.


A Casa de Velas Santa Rita fica na Praça da Liberdade, 248. São Paulo - SP. Telefone: (11) 3208-7022.
Endereço eletrônico: http://www.srita.com.br/


4 comentários:

  1. Oh! Poderoso, Forte, Grandioso! Sempre! Exú da Morte! Mojubá! Peço-Lhe, por favor, que todas as pessoas (sem exceções, mesmo), que eu não gosto, que eu odeio, que não gostam de mim, e que me odeiam, morram antes, bem antes, muito antes, muitíssimo antes de mim! Sempre (Sempre, Sempre)! Mesmo (Mesmo, Mesmo)! Tomara (Tomara, Tomara)!!!

    ResponderExcluir
  2. olá gostaria de saber se vocês fazem a imagem do exu 7 laços
    ele e parecido com o caboclo 7 laços outros falam q é boidadeiro
    essa imagem não existe
    se eu mandar as referencias
    vocês fazem essa imagem obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heberth tenho quem faça a imagem, basta passar detalhes, por favor voce poderia me passar tambem mais detalhes do caboclo 7 laços?

      Excluir
  3. eu conheço a igreja das almas na liberdade e minha ma~e sempre pedia guando viva para minha tia ir la pra ela e estranho a primeira vez super quente horrivel na segunda ja achei melhor cheio de vela num subsolo bem diferente luciana

    ResponderExcluir